var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Um Amor chamado BODO

Olá minhas farturinhas banhadas a óleo!!!
Hoje estou particularmente feliz! E porquê?! Porque começa o BODOOOOOOOOOOOOOOOOO!!
Para quem não conhece, é a melhor festa do mundo da "terrinha" (Pombal) de sempre!

Vou tentar explicar este meu amor por esta festa, que me faz esperar ansiosamente por ela durante um ano inteiro, que sei que há muito boa gente que partilha este sentimento.
Desde pequenina que vou, e por isso é que é fixe, dá não só para os miúdos, mas também para os graúdos. Nos primórdios da minha existência adorava porque podia ir a todos os carroceis e mais alguns. O Canguru do Amor era um dos meus favoritos. Enriqueci-me muito musicalmente graças a ele, e foi lá que aprendi aquela fantástica frase: As gordas não pagam, mas também não andam! Comer algodão doce, gofres, pipocas e farturas, ver concertos de pessoas aleatoriamente conhecidas ou não, ficar até mais "tarde" a passear com a família e posteriormente com alguns amigos, subir até aos tractores mais altos, brincar às atividades que eram criadas próprias para os pequenitos, ir ao mercado onde haviam touros e ter o cuidado de não levar nada vermelho... entre muitas outras coisas, era algo que me fazia ansiar pelo último fim de semana de julho, como nunca tal foi visto!

Mal eu sabia que este amor ia continuar, mas de uma forma diferente! 
Algumas coisas ainda se mantêm, mas outras tiveram que ser alteradas. Uma delas foi o dinheiro que gastava principalmente nos carroceis. A última vez que reparei que um bilhete para o Canguru custava 3.50€, comecei a fazer contas e a pensar que esse dinheiro podia dar ou para uns shotzinhos ou para alguns finitos, que o dinheirito que tinha para as gordices, davam mais jeito para e tomar o pequeno almoço no Esquina. Toda aquela emoção de ver amigos e conhecidos que já não víamos há um ano, desde que nos vimos no último Bodo e metermos as cusquices em dia. Dançar até não aguentar mais, ou porque a música já acabou. Fazermos figuras tolas, mas ninguém estar nem ai porque estamos todos para o mesmo. Festejarmos a festa da nossa terra com os nossos amigos, familiares, amigos que chateamos tanto para virem, os nossos emigrantes favoritos que tiraram férias nesta altura, porque o Bodo não se perde nem por nada, amigos dos amigos, pessoas aleatórias, brindar por tudo e por nada, fazer jantares em cada dia, TUDO.
Isto e muito mais é brincar ao Bodo. 
Uma catrefada de pessoas chatas dizem que é um porcaria, porque no ano X e Y é que foi e vieram cá grandes artistas e bla, bla, bla. É verdade, foram os melhores Bodos de sempre, tivemos o azar de ser mal gerido e ficarmos mal habituados com tamanha qualidade. Mas não é por isso que é uma mer**, as pessoas é que fazem a festa, se calhar andam é a brincar às festas com as pessoas erradas! Numa cidade onde nada acontece, é de dar graças aos Deuses que haja tamanha festividade para o mundo. Conto pelos dedos das mãos as vezes que cheguei a tempo, para ver um concerto... Por isso deixem de ser choninhas e aproveitem o que têm!

Para quem quiser saber mais sobre esta riqueza, basta ir a http://www.festasdobodo.com/2015/.

E só tenho mais uma coisa a dizer: E QUE VENHA O BODO, QUE LÁ TE APANHO, LÁ TE FOD*!

Ps1. As Marias estarão ausentes nos próximos dias, regressaremos lá para quarta ou quinta, quando toda a nossa energia estiver restaurada!!
Ps2. O Ricardo como é uma seca, não quis vir brincar ao Bodo, por isso a crónica dele estará cá na mesma!!

Beijinhos cheios de amor e de sangria!!

1 comentário: