var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Para tua informação..."Património imaterial da humanidade"

2016 chegou! Com ele chegou também a segunda temporada da crónica amada por 17 pessoas, "Para tua informação"! Está aqui outra vez para observar os assuntos do nosso quotidiano e dizer "isto da queda do governo parece interessante... Vamos falar sobre pessoas que não lavam as mãos depois de fazer xixi". Foram de facto alguns meses de ausência e muito se tem passado neste país à beira mar plantado.
PS está no governo, negócios com valores milionários no futebol, mas algo que reparei no tempo que estive ausente foi que a nossa economia ainda não está destruída devido aos refugiados maus que vieram aqui parar. 
O regresso desta crónica aparece no momento certo, algo aconteceu em Portugal que nos faz questionar o porquê de vivermos aqui, os piropos são agora considerados crime e podem até ser puníveis com pena de prisão.



Eu pergunto, como?!? Como podemos tratar assim algo tão nosso, algo tão belo da cultura contemporânea portuguesa, ouvimos fado ficamos derretidos, ouvimos canto alentejano e pensamos "é bom para ocupar os idosos", mas quando se ouve um piropo ficamos ofendidos? O piropo é algo que devia ser moralizador! Mulheres de Portugal, imaginem que saem de casa,  num dia cinzento e por acaso a vossa auto-estima está em baixo, quem vos vai animar? A vossa amiga falsa? Os colegas de trabalho que nem sabem que existem? Ou será que é o senhor Aníbal, o mestre de obras com mais de 30 anos de experiência na área da "piropagem"?!
Deixem os profissionais trabalhar, nem toda a gente consegue inventar um piropo com classe, podem tentar mas acabam sempre a frase com "oh boua!". O piropo é algo que tem de ser pensado, tem de ser sentido, tem de ser concebido especificamente para cada mulher. 
Considerar o piropo um crime, é no mínimo ridículo. Primeiro não magoa ninguém, segundo ajuda a elevar a confiança das mulheres, se o piropo é considerado crime então podem fechar todas as discotecas de Portugal pois lá acontecem coisas ainda piores. 
Por outro lado o piropo ser considerado crime até pode dar jeito, vejamos, alguém podia fazer com que o Ricardo Salgado dissesse um piropo à sua empregada, era a única forma de ele ir parar à cadeia, um piropo à Ricardo Salgado seria "que maço de notas tão lindo, bem bouas!" No fundo enerva-me que estejamos tão desocupados que temos tempo para tornar o piropo um crime enquanto outros crimes esses bem sérios ocorrem no país e nada se faz, BANIF! Que se passou lá? Será que os directores andavam muito ocupados a mandar piropos às secretárias e esqueceram-se de prestar atenção ao negócio? Talvez tenha sido isso.
Dizem que o piropo é ofensivo, e os pauliteiros de Miranda? Não andam sempre com o "pau" de fora? Mas isso já pode ser não é? Porque é património Português e uma tradição andar com o "pau" de fora. 
Para terminar, quero dizer que temos de começar a pensar nas consequências que isto pode trazer, quando as mulheres começarem a andar na rua todas desmoralizadas e mal dispostas e com a confiança de rastos aí falamos. Deixo-vos com alguns dos melhores e TRADICIONAIS! piropos Portugueses. 

"Oh jóia! Anda cá ao ourives! RIP
"Doeu? Quando caís-te do céu porque és um anjo! RIP
"Oh flor dá pa pôr" RIP
"És como um helicóptero, gira e boua! RIP
"Belas pernas, a que horas é que abrem?" RIP 
"Se quisesses já eramos dois a querer" RIP

Sem comentários:

Enviar um comentário