25 de Novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Segundo um relatório recente das Nações Unidas, uma em cada três mulheres sofrem ou sofreram de violência. Uma em cada três.... Este número ficou a ecoar na minha cabeça.
Quando se fala de violência é muito mais que a violência física! Engloba também, por ventura mais difícil de identificar, a violência psicológica, financeira, sexual, emocional, social e a perseguição.
De mulher para mulher: amem-se! Respeitem-se! Não se calem! Não tolerem! Denunciem! Não permitam que haja uma segunda vez!
“Não é o meu aniversário ou outro dia especial, tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele disse-me muitas coisas que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me mandou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou outro dia especial.Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todo lado. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me mandou flores hoje. E não é Dia dos Namorados ou outro dia especial.
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pode ir trabalhar hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me mandou flores hoje. E não era Dia da Mãe ou outro dia especial.Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, porque ele me mandou flores hoje. Hoje é um dia muito especial: É o dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer."
Infelizmente esta é a nossa realidade :(
ResponderEliminar