var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Para tua Informação... Violenta Festa!

“Violenta Festa!”

A semana passada falei sobre bullying, que é um ato de violência. Esta semana estava a começar a ficar preocupado pois não ia ter nada sobre a actualidade para comentar, eis que então, o Benfica é campeão! O Benfica já não era bicampeão (o bi antes de campeão significa que o Benfica foi campeão duas vezes seguidas, entenda-se) há 31 anos!


É motivo para festejar certo? Errado! Pensaram antes em dar mais um tema para eu fazer a minha crónica.
Haviam pessoas que achavam que os festejos iriam correr bem, eu pessoalmente sempre achei que alguma coisa ia correr mal, e logo antes do jogo já adeptos e polícia resolviam as suas divergências como os romanos… à porrada! Podem chamar-me pessimista, mas quando estou para entrar num avião e as hospedeiras dizem “boa tarde senhores passageiros, este voo terá a duração de duas horas, se chegarmos lá, é provável que este avião caia!” eu não entro nesse avião, e nesse avião entraram os festejos de campeonato do Benfica.
“Começou mal, ok, mas só pode melhorar, aquilo eram só alguns marmanjos da claque que nem tinham bilhetes e foram só armar confusão”, pensavam alguns. Mais uma vez estavam errados. Mal o jogo acabou, e como o Benfica já era campeão, os adeptos pensaram que podiam levar umas “lembranças” e devem ter pensado também “é assim, não há claques, temos nós a obrigação de fazer merda”. Parecia um domingo à tarde na Bershka, a única diferença é que era tudo de borla. Existiam pessoas que ainda se deram ao luxo de escolher o que roubavam, foi o roubo mais gourmet de sempre, e eu pergunto-me, onde estava a policia desse sector? Talvez a bater num adepto à frente dos filhos?
A impressão que me dá é que esse polícia tinha feito uma aposta com alguém e tinha de bater num benfiquista para ganhar essa aposta, o homem até podia estar a perguntar as horas ao agente… Vamos chamar-lhe Constança pois nota-se que é um homem com muita força, podia chegar ao pé do agente Constança e perguntava, “senhor agente tem horas que me diga?” e o agente respondia “o quê? A minha mãe o quê?” e batia-lhe. O engraçado disto tudo é que andamos a gastar o latim com os miúdos acerca do bullying, e que não se deve fazer, e que é mau, quando devíamos começar pelos adultos e da profissão polícia.


Violência foi a palavra de ordem neste Domingo, já toda a gente pensava, “ok em Guimarães foi mau, mas em Lisboa, a nossa casa, vai ser um espetáculo, vai correr tudo bem, e vai ser a festa do ano” esta previsão foi feita pelo bruxo de Fafe que para não variar estava errado outra vez! Policia e adeptos resolvem partir para a violência como se de um casal em processo de divórcio se trata-se. No meio desta confusão toda ouvia-se a voz de Luisão capitão do Benfica qual prémio nobel da paz “Isto não é o Benfica” dizia Luisão, e bem porque o Benfica é um clube e aquilo era batatada da grossa, mas para que conste se o Gandhi ouvisse a voz do Luisão também partia para a violência.
Quero terminar dizendo que esta onda de violência aconteceu também na manifestação de dia… o quê? Quando há manifestações em Portugal as pessoas não aparecem ou são no máximo cem? E não têm a mesma paixão por assuntos problemáticos do país como têm por um clube de futebol? Uau! A única forma de uma manifestação ter a dimensão que tiveram os festejos de campeonato do Benfica, é se o Benfica ficar desempregado durante dois anos ou tiver que emigrar, aí temos cem mil pessoas nas ruas. 





Ricardo "Maria" Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário