var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Para tua informação..."Sejam bem-vindos!"


Aristides de Sousa Mendes! Alguém sabe quem foi? Foi um senhor que ajudou milhares de judeus a fugir da guerra para Portugal, Aristides ajudou mais judeus que Shindler, mas como não há um filme de Hollywood acerca disto, nem toda a gente conhece esta história. Começo o texto desta forma, pois é uma recordação de que os Portugueses no geral são um povo generoso e hospitaleiro. 
A Europa irá acolher milhares de refugiados que fogem da guerra, fogem de tudo o que não pode dar uma boa vida aos seus filhos, Portugal vai receber quase 5 mil, e qual não é o meu espanto, quando vejo no facebook uma grande onda de xenofobia e preconceito para com estas pessoas. São precisas mais que 5 mil pessoas para destruir e contaminar uma sociedade? Estão preocupados que roubem o vosso precioso carro? É muito provável que nunca os vão ver na vida, mas no entanto criticam e dizem "vocês vão ver, é um grande erro", grande erro seria negar ajuda a quem precisa só porque não são Portugueses, ou porque podem supostamente destruir o nosso país, será que temos assim um país tão fraco que não possa aguentar 5 mil pessoas? Vai ficar destruído porque essa gente entrou cá? 
É triste perceber que ainda há pessoas que dizem "eles não são burros, olha lá se escolheram ir para o Iraque ou assim, querem é dinheiro", óbvio que o objectivo é melhorar a vida, vamos dizer o mesmo aos nossos emigrantes, porque não vão para o Iraque lá devem estar a precisar de enfermeiros, construtores, levem a família, parece ser um óptimo local para criar os filhos, deviam pensar antes de falar, essas pessoas fogem da guerra, querem um local onde possam estar em paz com a família e ganhar dinheiro, tal como os nossos emigrantes. 
Durante a ditadura Salazarista, França encheu-se de emigrantes "parasitas" que viviam em péssimas condições e que iam destruir-lhes a sua nação querida, eram Portugueses, alguns chegaram mesmo a viver em jardins, acampamentos de emigrantes, mas ainda assim tendo conhecimento disso ainda vão haver pessoas que vão dizer "mas nós não somos como eles, nós sabemos estar", afinal de contas o que é saber estar? Cumprir regras e leis? É que se for, vivemos em tempos com péssimos exemplos, só para recordar que quem nos governa ou governou tem imensos telhados de vidro, e são portugueses, no fundo, o que quero dizer é que quem é Português também comete crimes, aliás daí existirem leis, elas foram criadas porque esses crimes existiam.

Deixem preconceitos de lado, deixem de lado também a ideia de que eles vão viver às nossas custas e que vão contaminar a nossa sociedade, são 5 mil! Nós somos 11 milhões de pessoas, há mais probabilidades de quem roubar os piscas do meu carro ser Português do que Sírio ou Afegão, além disso já não existem pessoas que vivem às nossas custas? Portugueses claro está, não é um bocado hipócrita reclamar justiça e gritar bem alto que se devem seguir as leis quando é também uma lei receber estes refugiados.
Não sou ingénuo, sei que seria muito pouco provável que o estado islâmico não aproveitasse esta situação para infiltrar terroristas que possam atacar a Europa, sim pode acontecer, mas deixo a pergunta, já não aconteceu anteriormente, mesmo sem este fenómeno dos refugiados? Faz hoje 14 anos que aconteceu o maior atentado terrorista da história e não existia este fenómeno. Não sei se as pessoas que vamos receber são boas ou más, se vão adaptar-se ou não, o que eu sei, é que devemos pensar sempre que somos um país de emigrantes, e que algum país os acolheu, não é por sermos europeus que somos mais que os outros, deixem-se de arrogâncias, temos o dever de ajudar, pois mais que qualquer outro continente, sabemos o que é ter refugiados.
Para terminar, quero apenas dizer que acho uma grande ironia a Alemanha se queixar de receber tantos refugiados, quando no passado criou milhões deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário