var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Para tua informação..."Meritocracia? Aqui não!"


Olá! Como está toda a gente? E a família? Ainda bem que está tudo com gazes.
O texto desta semana é acerca de um tema que todos sabemos como funciona. Todos nós já ouvimos falar em meritocracia... não? É normal, visto que quase não existe em Portugal. Em Portugal, para arranjar trabalho temos de ter o que alguns estudos dizem ser "conexões pessoais" traduzindo... Cunhas! Todos chocados? Ninguém sabia disto, pois não? 
Então e perguntam vocês e bem, "oh Ricardo, mas isso não é correto, pois não?" E eu não respondo à primeira, porque estou muito ocupado, mas respondo mais tarde dizendo "desculpa estava ocupado. Sim, não é justo nem correto, mas como achas que tens trabalho?". 
Não é que algumas pessoas que se queixam das cunhas, já usufruíram elas mesmo de cunhas no passado? Qual é aquela palavra? Aquela que rima com meritocracia... Hipocrisia! 
Em Portugal existem muitas coisas, praias bonitas, ovos moles, tripas à moda do Porto, existem também pessoas que gostam de ficar bem na fotografia e gostam de parecer o que não são... Inocentes! Eu nunca tive uma cunha, estou no meu actual trabalho porque mereço, mas o meu actual trabalho não é nos CTT, ou na EDP, ou na ASAE, (é verdade! Há cunhas na ASAE, até para se ser chato e estragar a festa a toda a gente é preciso ter cunhas) o que quero dizer, é, que se as cunhas são assim tão repugnantes porque não fazer o que é mais sensato? Acabar com com elas! AH pois, não pode ser porque o filho da Maria Luísa e do José António está a acabar o curso e precisa de um emprego, (não é trabalho, é emprego) de certeza que existem alunos no curso dele, que têm melhor nota que ele, mas nenhum dos pais desses alunos doou dinheiro para uma campanha politica, nem fez nenhum favor aos senhores doutores.
Depois de ler um artigo sobre este fenómeno, fiquei ainda mais chocado por saber que os "favores" nos CTT eram muito maiores antes da privatização do que depois, o Jerónimo de Sousa iria ficar chocado com isto, sabemos que é triste a vida quando para arranjar um trabalho em que se dá reformas aos velhinhos tem de se pedir uma cunha.

Não acordei agora, sei que isto existe há anos, eu fiz parte de uma campanha politica, sabem quando dizem que os políticos são uma merda e que só querem votos? É verdade! Nem que para isso tenham de colocar pessoas a trabalhar na câmara municipal que sejam só da "cor" deles, não há partidos bons ou maus, há só merda na politica portuguesa! Meritocracia, é a palavra que existe muito pouco em Portugal, estudas anos a fio para quê? Se os teus pais não ganharam o euromilhões! Estudas noites completas para quê? Se tens um gajo na tua turma que tem pais que cobram depois um favor e já está.
Em Portugal era possível arranjar um trabalho a um mudo em que ele tivesse que ler, desde que tivesse cunha.
Na Colômbia costumam dizer "Deus abençoou-nos com terras lindas e ricas, que depois teve de colocar os piores homens aqui para equilibrar", em Portugal é parecido, Deus criou Portugal, e abençoou-nos com maravilhosas paisagens, com pessoas muito boas na generalidade dos casos, mas depois, como devia um favor a alguém teve de criar as cunhas, e deixou cá essa maldição para nós carregarmos.
Por fim, quero dizer e desculpem a linguagem, caguem para o vosso trabalho, trabalhem o necessário, até porque não importa o que façam se não têm favores para cobrar, não subirão na vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário