Muitas são as coisas que nos fazem felizes. Eu, por exemplo, sou feliz quando como, quando danço, quando gasto dinheiro.... Mas cientificamente falando, o nosso bom humor deve-se muito a um neurotransmissor que se dá pelo nome de Serotonina. Este palavrão é responsável pelo nosso humor estar no auge, pelo sono ser tranquilo, pela vontade de comer e, até mesmo, pelo alívio da dor. Quanto maior for o nível de serotonina no nosso corpo, mais facilmente conseguimos viver alegres, leves e soltas.
Para tal vamos aprender quatro truques para estimular a serotonina e, consequentemente, melhorar o bom humor:
Ora aqui está um exercício antidepressivo que não inclui suor. O simples facto de mascar é um forte desencadeador de produção de serotonina. Além de ser relaxante é igualmente um inibidor de apetite (neste último benefício não pode se usar e abusar dele)
- Quem ouve música e dança, seus males espanta
Quem nunca sentiu na pele os seus benefícios!? E há benefícios para todos os gostos. Se música calma é a tua onda, fica a saber que ela diminui a frequência cardíaca, actuando como um calmante natural. Se achas que música ritmada é que é, dança e canta ao som dela porque vai servir para libertar toda a tensão acumulada. De um modo geral a música serve, principalmente, para reduzir os níveis de cortisol, a hormona responsável pelo stress.
Parece que tudo se prende com alimentação saudável, e aqui não é excepção. Mas alegrem-se que nem só de vegetais vive o homem! Os alimentos ricos em triptofano (viva os nomes estranhos) servem para aumentar a taxa de serotonina no organismo, e eles são por exemplo o chocolate preto (alegria! escusava de ser preto mas pronto...), o tomate, o ananás, o vinho tinto, a banana, leite e derivados e cereais integrais.
- O sol quando nasce é para todos
É verdade ou não é que durante o Inverno sentimo-nos com mais sono, mais fome e mais vontade de não fazer nada!? É sim senhora, e a culpa é de quem? Do sol, que nos abandona meses a fio, o bandido! Sendo por isso de extrema importância a exposição (controlada) aos raios solares. Uns míseros 15 minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia.
.JPG) |
Por-do-sol na Zambujeira do Mar |
Sem comentários:
Enviar um comentário