var blogsPortugalKey = "paratuainformacao90-blogspot-pt";

Blogs Portugal

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Trovoada como te detesto

Se há coisa que não gosto, é de acordar com sons agressivos.
Hoje tive a "sorte" de acordar com um mega trovão. Acordei logo toda aperreada, visto que tenho assim algum medo de trovoada. 
Mas para não estar sozinha nesta nesta luta, tenho a minha cadela que panica tanto ou bem mais que eu.
Já não sei de onde vem todo este medo. Se é por causa da minha avó, que quando estava cá em casa, sempre que trovejava fechava todos os estores, desligava tudo. tapava todos os espelhos com lençóis ou algo do género, e nos proibia de nos aproximarmos das janelas.
Ou então isto deve-se a algumas noticias e documentários que vi ao longo da minha vida.
Como sou muito simpática, vou partilhar algumas curiosidades que encontrei:
  • A probabilidade de um homem ser atingido por um raio é dez vezes maior do que o de uma mulher. (ainda bem que sou mulher)
  • Raios podem cair duas vezes no mesmo lugar. Já foram registados casos de 32 quedas de raios no mesmo lugar. (duas vezes já é mau, então 32 é uma festa)
  • Se o raio cair exatamente em cima da pessoa, ela morre automaticamente. A pele e os órgãos internos são carbonizados. Mas se ele cair até 50 metros, a pessoa normalmente sofre queimaduras e morre por paragem cardíaca. (moral da história, mata de qualquer maneira)
  • É perigoso falar ao telefone durante uma tempestade? Sim. Quer dizer, desde que seja telefone com fio. O raio propaga pela corrente elétrica, podendo queimar aparelhos eletrónicos e ferir pessoas. (também já tive a brilhante ideia de estar a panicar ao telefone com a minha amiga)
  • Automóveis são abrigos seguros. Ao atingir um automóvel, o raio espalha-se pela sua superfície externa e é descarregado no solo graças aos pneus, não ferindo os seus ocupantes. Mas… (há sempre um "mas" para estragar tudo)
  • Convém chamar a atenção para o facto de que “estar perto”  de um automóvel pode ser perigoso. Algumas vitimas estavam próximas de veículos como carros e máquinas agrícolas quando foram atingidas. (pronto, o carro está fora de questão)
  • Oitenta por cento das pessoas atingidas por raios conseguem sobreviver. (agora fiquei confusa)
  • Sabiam que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, com 100 milhões de descargas anuais? (agora estou muito mais feliz de viver em Portugal)
Tirando tudo o que é mau, quando vejo fotos acho que são de uma beleza fora de comum. Mas bem longe da minha pessoa!
Aqui não precisava de ser atingida, tinha logo um ataque cardíaco!

Xau beijinhos, Xau beijinhos, Xau beijinhos 

Sem comentários:

Enviar um comentário