Em Agosto estamos em pleno verão, muitas pessoas estão de férias, outras, como eu, estão a trabalhar, mas o que é que todas estas pessoas têm em comum? Todas estas pessoas estão no centro de uma invasão, a invasão "avec". Esta invasão consiste em toneladas e toneladas de emigrantes que regressam para passar umas belas férias... nos shoppings de Portugal. Ora nada disto traria mal ao mundo se não fossem tão... digamos "avecs" eu digo "avecs" porque os franceses não se vestem daquela forma, sem ouvir falar estes emigrantes já sei quem eles são, olha-se para um grupo de cinco pessoas e eles são os que estão vestidos como se fossem patrocinados pela adidas. Porquê? Pergunto eu, porque é que todos eles se vestem desta forma tão característica? Porque já são anos e anos de história entranhada, ou seja, vestem-se desta forma porque a "avequisse" já está demasiado enraizada. Se formos Portugueses e sairmos num aeroporto da França somos logo encaminhados para a sala de interrogatório para que nos possa ser fornecido o pack de roupa "avec", sandália com meias, cordão de ouro, um dente torto, manga rapada ou manda curta da adidas, calção de ganga demasiado curto, um Mercedes novo, basicamente tudo o que diga que temos dinheiro, mas não o sabemos gastar.
Uma coisa que me intriga bastante sobre estes "avecs". é o facto de terem uma particularidade maravilhosa, não sabem falar português, alguns estão na França há dois dias e não se lembram de palavras tão portuguesas como, crise ou Banco Espírito Santo. Como trabalho numa loja de atendimento ao público, tenho notado que quando atendo um cliente "avec" eles falam connosco em português, mas discutem se compram ou não o produto em francês, outra coisa que me faz confusão é o facto de terem camisolas a dizer "Obrigado Portugal", só entendo essa frase se for de um tom irónico, visto que o primeiro ministro os "convidou a sair" do país. Eu lanço aqui um apelo a todos aqueles que emigram, não abracem esta nova identidade, sejam Portugueses não "avecs" sim! Porque quando se é "avec", não é ser português nem francês, além disso, se forem "avecs" o que acontece às piadas, "um português, um francês e um espanhol entram num bar" acabam-se essas piadas? Sim, porque de certeza que não começam com "um "avec" outro "avec" e um espanhol entram num bar".
Adorei este post. Fartei-me de rir ao lê-lo!
ResponderEliminarUm dia, estava numa piscina em Guimarães e estava um casal francês (pensava eu) ao nosso lado. Falaram o dia todo em francês e quando o bebé deles fez uma birra eles falaram o tipo português, aos berros e cheio de palavrões. Eu e os meus pais ficamos a olhar para eles mesmo pasmados. Estavam-se a "armar" ao falarem francês, quando se passaram só diziam palavrões. Ridículo!
Beijinhos
Bruna, HAVE AN OPEN HEART