Ontem, dia 3 de Março, foi o dia da Panqueca. É uma tradição super americana, mas que aos poucos vem entrando na cultura ocidental. Para assinalar o dia, vou partilhar com vocês um receita ultraaaaa fácil que roubei a umas amigas minhas. Já experimentei outras, mas sou fiel a esta receita que dá para 3 ou 4 panquecas. Vão ver como é simples.
INGREDIENTES:
INGREDIENTES:
- 1 xícara de farinha
- 1 ovo
- 1/2 xícara de leite
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de óleo
PREPARAÇÃO:
Misturo todos os ingredientes, primeiro os líquidos depois os sólidos. Pode misturar à mão (cuidado com o gromos), na batedeira ou liquidificador.
Numa frigideira anti aderente, não muito grande, passo um papel de cozinha umidificado com óleo para não correr risco de colar no fundo. Quando a frigideira já tiver quente, coloco um boa quantidade de massa. Não mexo nela até começar a surgir bolhas de ar no cimo, que quer dizer que está pronta para ser virada. Deixo mais 2 minutos do outro lado, e está pronta.
Se não gastarem a massa toda, cubram o recipiente com película aderente, e guardem no frigorifico para o dia seguinte. Eu nunca deixei mais do que um dia.
Eu sou fã de panquecas com mel, mas podem dar assas à imaginação e experimentar com doces, compotas, frutas e chantilly. O céu é o limite!
Adoro :) Vou experimentar *
ResponderEliminarEu faço as minhas assim, em vez oleo, uso azeite. :p
ResponderEliminarBeijinho - http://adonadasushi.blogspot.pt
Também faço as minhas panquecas assim, é uma receita muito simples e rápida :)
ResponderEliminarBeijinhos
Bruna, HAVE AN OPEN HEART
Uma delicia!
ResponderEliminarA tradição vem de muito antes mas chamam se crepes e são mais finas e de origem britânica, séc. XII. Os franceses também começaram a fazer crepes tendo um dia dos crêpes inclusive.
ResponderEliminarEu faço crêpes porque prefiro a leveza da massa e porque, pronto nasci em França, faz sentido!
A tradição vem de muito antes mas chamam se crepes e são mais finas e de origem britânica, séc. XII. Os franceses também começaram a fazer crepes tendo um dia dos crêpes inclusive.
ResponderEliminarEu faço crêpes porque prefiro a leveza da massa e porque, pronto nasci em França, faz sentido!